As primeiras unidades do Arocs em breve estarão chegando na rede de concessionários da Mercedes pelo país. E, com objetivo de oferecer o melhor suporte aos clientes deste extrapesado, recentemente lançado, a marca vem promovendo uma série de ações para chegada do caminhão dedicado a grandes operações que eleva o patamar de força, robustez e tecnologia nas severas operações off-road da mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. A capacitação das equipes de vendas é a principal delas.
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz destaca que o treinamento das equipes de vendas, peças e outros serviços da marca foi iniciado antes mesmo do lançamento do caminhão e vai se estender ao longo do próximo ano. “Em setembro, iniciamos um amplo programa de treinamento e , até dezembro de 2022, serão 840 turmas treinadas, com previsão de cerca de 11.000 participações, entre profissionais da Rede e da Fábrica. É grande o número de envolvidos” – diz.
Leia também – Transportadora aposta no novo Actros
De acordo com o executivo, a alta carga de treinamento é essencial para o êxito do novo caminhão extrapesado da marca. “O Arocs é a nova referência no País em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em tecnologia, assistência à condução, conforto e praticidade para o motorista”, diz Roberto Leoncini
Preparação de instrutores na Alemanha
Segundo André Wulfhorst, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz Brasil, há pouco mais de um ano, a empresa criou uma equipe composta por seis engenheiros para dedicação exclusiva ao Arocs, com objetivo de prepará-los para atuarem como instrutores aqui no Brasil. “Esse time participou de um programa preparatório de oito meses nas áreas de Engenharia e de Truck Training da Daimler Truck na planta de Wörth, na Alemanha. No total, foram acumuladas cerca de 9.600 horas de treinamento de capacitação dos seis engenheiros, o que significa uma média de 1.600 horas por instrutor”.
Após a formação sobre o Arocs na Alemanha, os instrutores começaram a realizar, em setembro, o programa de treinamentos virtuais e presenciais no Brasil, multiplicando assim os conhecimentos adquiridos para os profissionais dos concessionários que realizarão as entregas técnicas e o atendimento de pós-venda no dia a dia para as empresas de transporte e os seus motoristas.
Capacitação também para os motoristas
Os treinamentos do Arocs são dirigidos aos gerentes de Vendas e de Peças & Serviços dos concessionários, como também a vendedores de veículos, consultores de serviços, consultores de peças, técnicos em diagnóstico, técnicos em sistemas, técnicos em manutenção, entregadores técnicos e instrutores de operação. Da Fábrica, participam profissionais das equipes de Vendas e Peças & Serviços.
Mas além dos time de vendas e demais profissionais técnicos das diversas áreas da empresa, a Mercedes vai orientar os motoristas também, já que um caminhão repleto de particularidades e para operação bem especifica é necessário um condutor, altamente, dedicado e conhecedor do produto de modo a extrair o máximo que o caminhão pode dar. “Temos que orientar o motorista para que ele desfrute plenamente de todos os avançados recursos do caminhão, a fim de obter o melhor desempenho do seu Arocs, com economia no consumo, eficiência operacional, produtividade e disponibilidade para o trabalho” – ressalta Leoncini.
A informação que todo o cliente e futuro motorista do Arocs precisava saber vem por último. Empresa vai fornecer, de forma gratuita, o treinamento Padrão de Operação e Condução dos Veículos. Ou seja, quem compra o Arocs, ganha o treinamento.
Para mais informações, clique aqui.