O novo BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, na região Centro-Oeste, vai receber em breve seis novos ônibus O 500 R Super Padron 1830 da Mercedes. Lançado este ano, o modelo de ônibus escolhido para operar no corredor que está em fase final de construção. As vias segregadas e estruturadas do sistema de transporte coletivo urbano local vão dar mais qualidade no transporte da população da capital de Goiás.
Comercializados pela Tecar Diesel, ou veículos tem carroceria Caio Millenium e capacidade para o transporte de 48 passageiros sentados e 54 em pé. Os ônibus já estão prontos e disponíveis nas garagens das operadoras: três na Rápido Araguaia e três na Viação Reunidas.
A definição pelo modelo surgiu após período de testes de um veículo de demonstração fornecido pela Mercedes-Benz ao SET (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia). Com o uso de lastros, o veículo circulou por vias do sistema, quando os motoristas puderam experimentar aspectos como dirigibilidade, manobras e ergonomia no posto de comando.
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Adriano Oliveira, presidente do SET, fala que o modelo foi considerado ideal para o tipo de operação. “O Super Padron mostrou-se como solução ideal para nosso BRT Norte-Sul e isso foi comprovado com o test-drive. Constatamos os benefícios da suspensão pneumática, que traz ganhos de conforto para os passageiros, assim como o ar-condicionado a bordo, solução inédita em toda a Região Metropolitana” afirmou.
O executivo ainda explicou que alguns aspectos foram levados em consideração para a escolha, ao invés de optarem por um modelo articulado, tais como preço do veículo e projeções de baixo consumo de combustível, assim como o reduzido custo de manutenção. “Fazendo essa análise, decidimos então pelo modelo Mercedes-Benz. Agora, a nossa expectativa é chegar a 36 ônibus para o nosso novo sistema de transporte coletivo urbano”, ressaltou.
O novo corredor de Goiânia (BRT Norte-Sul) terá 22 km de extensão, indo, num primeiro momento, do Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória. Numa segunda etapa do projeto, o percurso chegará até o Terminal Cruzeiro do Sul, no limite de Aparecida de Goiânia. O moderno sistema de transporte coletivo urbano se caracteriza por semáforos inteligentes que agilizam o tráfego, bilhetagem eletrônica, corredores exclusivos e total acessibilidade.
Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, ressalta as qualidades do veículo que aliada a proposta de mobilidade ofertada pelo corredor vão elevar o nível de oferta do transporte local. “Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a escolha do nosso novíssimo O 500 Super Padron para o BRT de Goiânia, a maior obra de mobilidade da Região Metropolitana, que oferece melhoria no transporte e na qualidade de vida para a população, o que oferecemos nos modernos produtos da nossa marca”.
Mercedes-Benz lidera as vendas de ônibus no Brasil
Em 2021, a Mercedes-Benz mantém a liderança nas vendas de ônibus no País, repetindo este feito há 65 anos. De janeiro a novembro, a marca emplacou 5.302 ônibus, conquistando 41% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. Vale destacar o emplacamento de 2.410 ônibus da marca no segmento urbano, alcançando a liderança com mais de 66% de market share.
O segmento de fretamento segue aquecido no Brasil. No acumulado de janeiro a novembro, foram 2.145 ônibus emplacados para essa finalidade, com crescimento de 35% em relação às 1.586 unidades do mesmo período do ano passado. Isso se deve ao fretamento contínuo das empresas que, para se adequar às medidas de segurança em relação à Covid-19, tiveram que aumentar o número de ônibus para reduzir a quantidade de pessoas por veículo, garantindo o distanciamento dos funcionários.
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, a Mercedes-Benz lidera as vendas de ônibus para fretamento no País. Foram emplacadas 1.380 unidades, cerca de 39% a mais em relação às 994 unidades do mesmo período de 2020. Isso representa 64% de participação da marca no segmento de fretamento.
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