A Marcopolo apresenta o Attivi, primeiro ônibus elétrico com chassi desenvolvido pela companhia, na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo é destacar os diferenciais do projeto nacional de ônibus elétrico, focado em um sistema de mobilidade mais sustentável e eficiente. Em fase de testes, o modelo deve chegar ao mercado já em 2022.
O Attivi é projetado para atender às diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis.
James Bellini, CEO da Marcopolo, explica que a empresa precisa estar alinhada com as melhores praticas de mobilidade e atenta às principais demandas dos operadores de modo a oferecer as soluções compatíveis com os mais divesos mercados. “A adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência mundial e o Marcopolo Attivi insere a companhia nesse cenário global, é um modelo que foi desenvolvido para atender todos os mercados que atuamos. Há alguns anos, estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis”.
Leia também – Mercedes embarca na era da eletromobilidade
A versão do Attivi que circula, atualmente, no ABC Paulista desde outubro em caráter experimental, por exemplo, tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé), autonomia de cerca de 250 quilômetros e pode ser recarregado em até quatro horas. A proposta é que o veículo seja adaptado às necessidades do transporte urbano e intermunicipal.
João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital, ressalta o momento oportuno para o desenvolvimento de soluções capazes de serem testadas e aprovadas por quem necessita de transporte sustentável e de qualidade. “Para a Marcopolo, há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica, com provedores de energia dispostos a investir no sistema. Além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e a adoção tende a ser decisiva para um futuro sustentável”.
Neste cenário do investimento contínuo em mobilidade sustentável, a Marcopolo, em conjunto com parceiros, conta com diversas frentes relacionadas à mobilidade elétrica, como o lançamento do primeiro veículo leve sobre pneus (VLP) 100% elétrico do Brasil em São José dos Campos (SP) e o primeiro ônibus rodoviário movido a eletricidade da região sul. Além disso, a empresa já entregou modelos elétricos para diversas cidades, como Bauru, Campinas e São Paulo, em São Paulo, Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ). Atualmente, são 370 veículos elétricos e híbridos em circulação em diversos países, incluindo Argentina, Austrália e Índia. No Brasil, são 75 veículos.
Para informações, clique aqui.