A Volvo inova em seu e-commerce. A marca é a primeira no setor a abrir um canal de venda de peças no Instagram, rede social bastante utilizada no Brasil. A consulta aos produtos é bem fácil e, depois de fazer a escolha dos itens na plataforma, com mais um clique é possível finalizar a compra no site www.volvopecas.com.br.
O portfólio de peças na plataforma digital da Volvo tem mais de 2.000 itens e, as vendas por meio de plataformas de e-commerce passa por grande expansão, nesses últimos meses. Os perfis da marca somados ultrapassam 250 mil seguidores, o que reflete em alcance semanal de quase 2 milhões de pessoas.
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O Instagram está integrado com a carteira das duas mil peças mais vendidas da marca, transformando-se numa verdadeira prateleira virtual. A procura ocorre com as mais diversas necessidades e passa por itens de motor, transmissão, cabines, eixos e parte elétrica.
De acordo com as compras é possível apontar a predominância nas buscas por kits de manutenção, óleos, lubrificantes e filtros. Os transportadores também têm acesso as chamadas “peças clássicas” (de veículos com mais de cinco anos) e ao portfólio reman, itens remanufaturados com a mesma garantia de itens novos.
Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda da Volvo, ressalta a facilidade e a praticidade que esse tipo de plataforma traz para os transportadores. “É mais uma opção de busca e compra de componentes na palma da mão do motorista e do frotista. Eles precisam de mais facilidade e rapidez na aquisição, onde quer que estejam, no momento mais adequado”, declara.
Para Alessandra Almada, coordenadora de marketing da montadora, a boa adesão a esse tipo de plataforma mostra os novos hábitos de compra e consolida de vez o e-commerce no neste segmento. “O comércio digital está cada vez mais maduro e presente no cotidiano das pessoas. Esta nova ação garante inclusive maior mobilidade, pois o Instagram é usado basicamente nos celulares”, complementa.
Peças clássicas
As lojas virtuais do Instagram são uma extensão da Rede de Concessionárias Volvo. A partir do celular é possível comprar peças genuínas em qualquer dia e horário da semana. A compra on-line dá mais agilidade para o cliente que precisa do veículo rodando na estrada, diminuindo ainda mais o tempo de aquisição de uma peça. O uso de produtos e serviços genuínos e a manutenção correta executada dentro dos prazos reduzem significativamente o número de paradas não planejadas de um caminhão ou de um ônibus.
Engana-se quem pensa que o e-commerce da marca dispõe apenas de peças voltadas para veículos seminovos. No estoque existe um portfólio de peças chamadas clássicas, destinada para caminhões e ônibus com mais de cinco anos de uso. Assim a empresa pretende dar mais capilaridade as suas peças, criar um mercado cativo e manter o cliente próximo por intermédio dos serviços oferecidos na rede de concessionários
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