Viagens mais seguras, mais eficientes e econômicas. Esses são os apelos que a Volvo traz nesse upgrade dos chassi B420R+ e B450R+ destinados a aplicações rodoviárias de longas distâncias. Uma nova geração da caixa de transmissão I-shift e o sistema de aceleração inteligente permitem a montadora propagar a economia de até 5% de combustível dependendo da rota operada pelo frotista.
Outros atrativos que vem de carona neste lançamento são as novas funcionalidades do App Volvo Bus Connect e as condições diferenciadas de finaciamento dos novos modelos pelo Banco Volvo. O presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini, fala sobre alguns atributos dos novos modelos. “Estamos apresentando produtos ainda mais modernos e com melhor desempenho para a rentabilidade do transportador”.
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Os novos chassis são destinados para rotas extensas, que usam versões double decker e low driver, para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv. “Com tecnologias sempre inovadoras, os modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários. Oferecemos soluções mais eficientes e seguras, mantendo os altos níveis de qualidade da marca”, complementa o diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil, Paulo Arabian.
Nessa repaginada dos novos chassis, o software de controle do motor foi aprimorado para as mais variadas condições de topografia, carga e condução no país. O sistema de aceleração inteligente proporciona redução no consumo de diesel, item determinante na planilha de custo do operador. De acordo com o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Gilcarlo Prosdócimo esse dispositivo fo pensado para dar mais eficiência às viagens detectando as necessidades do veículo conforme o tipo de via e comportamento do motor. “Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal” – analisa.
Caixa I-Shift garante condução mais suave
Outra novidade é a versão atualizada da transmissão I-Shift. Com novo software, as trocas estão mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho e o conforto. Os motores dos chassis trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR), com sistema de dosagem de Arla32 atualizado. O dispositivo ganhou módulo de comando, além de bomba e injetores. As mudanças seguem o padrão adotado na linha de caminhões e auxilia na manutenção e reduz custos operacionais.
O quesito segurança é sinônimo dos produtos Volvo. Os novos chassis podem ter o Sistema de Segurança Ativa (SSA) da mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido. A última geração do SSA apresenta um conjunto de tecnologias que permitem evitar acidentes, como “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. Além disso, os chassis vêm de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios eletrônicos a disco (EBS) e sistema antitravamento (ABS).
Conectividade e eficiência
Esses modelos estão mais conectados graças aos avanços na arquitetura eletrônica e, dessa forma os operadores podem acompanhar tudo o que acontece com os veículos. É a gestão na palma da mão. Com o uso do aplicativo Volvo Bus Connect
é possível acompanhar o desempenho de cada veículo, visualizando o consumo de diesel, tempo de condução na faixa econômica de rotações, tempo em marcha lenta entre outras informações. Com as informações extraídas do app é possível implantar programas de desenvolvimento dos condutores entre outras ações. Os transportadores que adquirirem os novos B420R+ e o B450R+ terão uma linha de crédito exclusiva do Banco Volvo com prazos de até 66 meses e carência de até seis meses, para começarem a pagar somente a partir de 2022.
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