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Curitiba testa ônibus rodoviário elétrico

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O primeiro ônibus rodoviário elétrico entra em fase de testes na capital paranaense e promete ser tendência para o transporte intermunicipal de passageiros. Com autonomia de 250 quilômetros e capacidade para 44 passageiros sentados, o modelo fará o trecho entre Curitiba e Ponta Grossa, trajeto que tem aproximadamente 120 quilômetros.

A iniciativa tem o objetivo de promover o futuro da mobilidade com foco na sustentabilidade do segmento e tem como protagonistas as empresas BYD, Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos e a Embarca.

O CEO da Expresso Princesa dos Campos, Gilson Barreto, reforça que como a cidade de Curitiba é reconhecida pelos projetos na área de mobilidade urbana, essa iniciativa será um novo marco para a região. “Os primeiros testes do ônibus elétrico têm o objetivo de avaliar a viabilidade de um novo processo no transporte rodoviário”.

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Os ônibus já são considerados agentes benéficos ao meio ambiente. Estudos apontam que um ônibus substitui em média 27 automóveis de circulação. Os ônibus elétricos em operação representam mais um esforço para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa.

Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países da América Latina com mais ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A tendência é que o número de ônibus elétricos cresça ainda mais até 2030, aponta o relatório da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.

Para o CEO da Arca Mobility as a Service, Felipe Gulin, esse é um momento muito especial sendo a primeira iniciativa no transporte rodoviário intermunicipal em prol da mobilidade sustentável. “Com o projeto desenvolvido para a Embarca, plataforma tecnológica da Arca Mobility as a Service, seremos a primeira plataforma tecnológica a operar ônibus elétrico no País. O nosso compromisso é desenvolver soluções, pensando sempre em atendar às demanda dos clientes, promovendo experiências digitais únicas”, comenta.

O modelo em circulação é o BYD D9F, com carroceria Viaggio 1050, possui até 300 quilômetros de autonomia e a recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas. Esse é o primeiro veículo desta categoria no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.

Neste projeto, a estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos com sistema ABS proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista. O modelo BYD D9F possui até 300 quilômetros de autonomia e a recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas.

De acordo com Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus BYD Brasil, trata-se de um projeto inovador no País. “Estamos muito honrados em liderar essa ação com importantes players do mercado, temos certeza que essa parceria marcará um processo disruptivo para o setor de transporte rodoviário”, comenta o executivo.

Alexandre Cervelin, gestor de negócios da Marcopolo, a iniciativa está alinhada com a estratégia da empresa em promover o futuro da mobilidade mais sustentavel. Segundo o executivo, a empresa passa por um processo de transformação e, alinhada aos seus valores, “se volta para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade porque acreditamos na existencia de um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte sustentável”.

Para mais informações, clique aqui.

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