Com a responsabilidade de transportar mais de três milhões de pessoas por mês, a Ansal, empresa de ônibus urbano de Juiz de Fora, que possui uma frota de mais de 200 ônibus alcançou altos índices de eficiência operacional graças ao de uso de softwares que otimizam a gestão e operacional dentro da garagem. A introdução da medida garantiu quase 100% de disponibilidade dos ônibus para os passageiros locais.
Sistemas como o adotado pela Ansal vem ganhando mercado entre os frotistas Brasil a fora. No caso do implantado pela operadora do interior mineiro, o Gool System abrange diversas funcionalidades da operação, interagindo até mesmo com os motoristas no início dos seus respectivos turnos.
Além de informar o posicionamento correto dos veículos no pátio é possível precisar o tempo ocioso entre garagem e terminais que, ajustado otimizou a saída da frota e o cumprimento das viagens fazendo com que a empresa alcançasse 99% de seu cronograma diário. “Posso falar muito tranquilamente que desde que a Cittati virou nossa parceira em Juiz de Fora, A Ansal conseguiu melhorias significativas no acompanhamento da operação com tomadas de decisões mais rápidas melhorando o atendimento aos usuários”, afirma Rodrigo Mello – gerente do Centro de Controle Operacional da empresa.
Outra conquista da operadora foi o índice de 97% para cumprimento de viagens e de partida, obtidos mediante do uso de duas ferramentas: O quadro sinótico e o dashboard operacional que monitora o tempo real da atividade. No primeiro é possível ter a visão completa da regularidade de partidas entre os terminais principal e secundário com possibilidades de monitorar os pontos estratégicos das linhas do percurso evitando comboios e perda de produtividade e passageiros. Já a segunda ferramenta faz o monitoramento dos principais indicadores operacionais.
A introdução do sistema tem auxiliado a empresa a gestão garantindo efetividade e competitividade além de disponibilidade de frota para a população. “A empresa busca melhoria tecnológica que agrega para a nossa operação. Controle de escalas, comunicação com os usuários, avaliação de motoristas e cobradores. Isso tudo auxilia e melhora a nossa gestão”. concluiu Mello.
Para conhecer um pouco sobre o sistema, suas funcionalidades e efeitos, clique aqui.