Comgás e Scania firmam parceria para acelerar aumento de frota movida a gás natural
A Comgás, distribuidora de gás natural, e a Scania, referência em transporte e logística sustentáveis, anunciam ações conjuntas para acelerar o desenvolvimento do mercado de gás natural veicular-GNV e Biometano para veículos comerciais pesados. Entre as ações estão o mapeamento das rotas para implantação de postos de abastecimento, de modo a dar capilaridade e competitividade a nova matriz energética.
Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin America, mostra que além da infraestrutura, a empresa tem compromissos ambientais e sociais e deseja contribuir para a construção de uma nova mobilidade. “Esta iniciativa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição e ampliar as opções de abastecimento. Queremos promover a transformação sustentável do setor de transportes e tornar os combustíveis alternativos ao diesel, o novo normal, considerando os benefícios sociais, ambientais, econômicos e financeiros que este caminho pode gerar”, explica.
Leia também – Fretamento recebe primeiro ônibus movido a GNV
Faz mais de um ano que a Scania produz na sua planta de São Bernardo do Campo/SP, caminhões com motores dedicados ao gás, resultado de um investimento na nova plataforma de produtos de cerca de quatro bilhões de reais. Os veículos podem ser abastecidos com GNV, Biometano e até mesmo com uma mistura de ambos os combustíveis.
O primeiro passo a ser dado pelas empresas será o mapeamento de Corredores e Rotas Logísticas, para aumentar o número de pontos de abastecimento de Gás Natural e Biometano no Estado de São Paulo. O plano ainda contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus, visando dar ainda mais competitividade para os veículos pesados movidos a gás.
Ganhos ambientais graças a menor emissão de poluentes
Para Antonio Simões, presidente da Comgás, o foco é potencializar o mercado de gás no país. O executivo destaca que a empresa está investindo na ampliação da rede de dutos em polos estratégicos onde há uma demanda iminente por Gás Natural e fala do uso do GNV em outras localidades fora do país. “O Gás Natural é uma solução energética utilizada por diversos países desenvolvidos e em desenvolvimento, pois apresenta baixos índices de poluição e oferta abundante no mercado mundial. O trabalho conjunto com a Scania é importantíssimo para desenvolver e estimular ainda mais a utilização desse combustível nas frotas de veículos comerciais pesados”
Apesar de ter origem fóssil, o ganho ambiental do GNV é expressivo em relação ao Diesel. A frota pesada movida a GNV emite até 90% menos poluentes como NOx e Material Particulado. Isso no geral representa menos poluição atmosférica, menos doenças respiratórias e, consequentemente, menos gastos com saúde pública e melhor qualidade de vida para a sociedade. No quesito rentabilidade, a vantagem é o custo operacional dos veículos movidos a gás. Considerando todo o seu ciclo de vida e dependendo da região e modelo de abastecimento, pode ser bem menor e representar economia significativa para o empresário.
Para mais informações, clique aqui.