O e-Delivery, primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no país, com zero emissão de CO2, NOX e material particulado, começará a ser produzido em série ainda no primeiro semestre conforme anúncio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A medida está alinhada à política de desenvolvimento e promoção de tecnologias de zero emissões de poluentes do Grupo TRATON, do qual a empresa faz parte.
A iniciativa faz parte da estratégia de investir em mobilidade elétrica, anunciada, recentemente, pelo Grupo TRATON, que prevê investimentos de cerca de € 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos até 2025. De acordo com o comunicado internacional, até 2030 as empresas que integram o Grupo devem cumprir metas concretas para o desenvolvimento de veículos com combustíveis alternativos.
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“A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
A Volkswagen trabalha no projeto do e-Delivery há cerca de cinco anos. E há mais de dois anos e meio, levou o caminhão elétrico para as ruas: já são mais 30 mil quilômetros rodados em testes de engenharia e operação em condições reais como na distribuição de bebidas em parceria com a Ambev, em São Paulo. Neste período, mais de 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, mais de 6.500 litros de diesel deixaram de ser consumidos.
O e-Delivery pode ser recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar e, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.
Todo o processo de desenvolvimento segue o mesmo rigor de todos os caminhões e ônibus da marca, garantindo segurança e confiabilidade na operação, com melhor consumo de energia. Isso inclui toda a preparação na infraestrutura da fábrica e o treinamento de toda a cadeia envolvida no negócio. Desenvolvido para o transporte urbano em grandes cidades, o e-Delivery traz soluções de última geração para logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os veículos podem atingir uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído é baixo quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes na operação.
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