Parece que foi ontem. Mas lá se vão quatro décadas que os primeiros caminhões Volkswagen deixaram a fábrica de São Bernardo do Campo, rumo à recém-criada rede de concessionários autorizados da marca. Os modelos VW 11.130 e VW 13.130, com cabine de tecnologia vinda da Europa, foram concebidos em apenas dois anos por um time brasileiro de engenheiros e técnicos, ganhando rapidamente as ruas e estradas do país.
A grande inovação para a época era a chamada a cabine avançada, conhecida popularmente como “cara chata”. Isso porque o mercado era dominado por veículos equipados com a cabine convencional, ou seja, com o motor posicionado à frente do motorista. No ano seguinte, vieram os primeiros modelos de caminhões leves, com PBT de seis toneladas.
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A Volkswagen Caminhões foi criada em fevereiro de 1981. A empresa se originou-se da filial nacional da Chrysler, adquirida 1979 pela matriz. Logo após o anúncio da mudança da razão social, a montadora iniciou os testes com os primeiros protótipos de caminhões em São Bernardo do Campo, com acompanhamento da equipe de engenharia de Wolfsburg, na Alemanha.
Cores diferenciadas
As novidades brasileiras nos primeiros modelos eram simples. No VW 11.130, motor diesel, caixa de cinco marchas, eixo traseiro com uma ou duas velocidades, chassi tipo escada, suspensão por molas semielípticas além de freios hidráulicos e direção mecânica.
No VW 13.130, chassis e embreagem eram reforçados, apresentava rodas estampadas, mais tarde as raiadas tomariam o seu lugar, e estavam equipados com freios a ar e direção hidráulica. Os dois modelos foram apresentados com três opções de distâncias entre eixos e, as cores de cabine oferecidas nesses primeiros caminhões foram amarelo, vermelho, azul e bege.
Hoje, após 40 anos, a empresa oferece cerca de 65 produtos, incluindo ônibus. Além disso, conquistou o mercado doméstico e, também, em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.
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