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Fretamento recebe primeiro ônibus movido a GNV

Já consolidado entre os automóveis, o GNV, dia após dia ganha mais notoriedade no segmento transporte em geral. Depois dos caminhões, chega a vez do ônibus ter destaque na cadeia desta solução, que se mostra uma alternativa importante quando se trata da mudança gradual da matriz energética em busca da sustentabilidade com o cumprimento dos compromissos ambientais as quais as grandes empresas devem seguir.

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Fruto de uma parceria entre a Marcopolo e Scania, a Turis Silva, operadora de transporte da região Sul do Brasil, vai receber em breve, o primeiro ônibus rodoviário movido a GNV para aplicações de fretamento do Brasil. O veículo será utilizado para o transporte de colaboradores da usina de aços especiais da Gerdau, localizada no município de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, e após sua homologação e certificação deve iniciar a operação até o mês de abril.

O modelo desenvolvido para a Turis Silva tem capacidade para transportar 44 passageiros e autonomia de cerca de 300 quilômetros. Mas, inicialmente, o ônibus deve rodar aproximadamente, 200 quilômetros diários cumprindo um contrato de demonstração de serviço, em uma rota de Porto Alegre-Charqueadas-São Jerônimo.

GNV ônibus Turis

Os cilindros de GNV proporcionam autonomia de até 300 quilômetros sem a necessidade de reabastecimento

Para que a operação gera a rentabilidade esperada é necessária a participação de vários entes. Operador, contratante, montadora, encarroçador e todos precisam estar na mesma sintonia para que todo o processo seja exitoso desde o primeiro momento. Dessa maneira é preciso entender como é formatado um projeto ambicioso e comprometido não somente com o ambiente dos negócios, mas, com toda a sociedade.

Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes explica como se deu o início do processo. “A Gerdau nos procurou há dois anos para colocar na frota alternativas sustentáveis. Estamos muito animados com esta pioneira operação. Não dá para continuar tendo o diesel como matriz única. A cada dia os pedidos de contratantes para termos produtos mais verdes, e a sustentabilidade é um caminho sem volta – diz

Ônibus aguarda a homologação para iniciar o transporte

Vinícius Moura, gerente geral de suprimentos da Gerdau, fala das premissas de sustentabilidade da empresa, o papel relevante dos parceiros e a contribuição social com esses compromissos. “Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção de produtos e soluções inovadoras.

Sustentabilidade, conforto e baixo custo operacional

Fábio D´Angelo, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade Scania no Brasil fala dos desafios da concepção do modelo e, ressalta a necessidade dos transportadores por soluções ambientalmente amigáveis no transporte. Essa é a primeira versão rodoviária dedicada ao segmento de fretamento, mas, temos perspectivas de operadores, e clientes contratantes. Os provedores de transporte estão sendo levados a comprar caminhões GNV e já existe esse movimento também para o transporte de fretamento”.

O ônibus é um Paradiso 1050, encarroçado sobre o chassi K320 4×2, tem propulsor de 320 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a GNV e biometano, ou mistura de ambos. O veículo vem equipado com as soluções da plataforma BioSafe, como sanitário e sistema de ar-condicionado com lâmpadas UV-C para desinfecção dos ambientes; cortinas com material antimicrobiano, e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso.

Leandro Sodré, gerente Nacional de Vendas da Marcopolo, informa que as viagens serão adequadas e vai proporcionar o conforto necessário aos trabalhadores. “Com sistema de áudio e vídeo, o modelo se destaca pelo elevado padrão, comodidade e segurança, além de gerar menores custos operacional e de manutenção para o operador”, finaliza.

Para mais informações, clique aqui.

Imagens: Divulgação Marcopolo

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