A considerar a essencialidade do transporte público, São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo, investe de forma contínua em tecnologia, proteção ao meio ambiente e na melhoria do sistema de deslocamentos por ônibus na cidade. Em 2020 foram entregues mais de 2,5 mil ônibus entre Padron, articulados e superarticulados equipados com transmissão automática, que geram benefícios tanto para operadores, motoristas, passageiros, assim como para a sociedade em geral.
Dada a complexidade de um sistema de mobilidade como o capital paulista, faz se necessário o uso de equipamentos que gerem confiabilidade para toda a cadeia. Dessa maneira, a Voith tem atuado de maneira proativa junto aos governos, montadoras e empresas do segmento disponibilizando equipamentos e serviços que contribuam a melhor performance dos sistemas locais.
leia também: Mil novos ônibus elétricos na Colômbia
Os ônibus que operam na cidade de São Paulo estão equipados com as transmissões automáticas Voith Turbo, Diwa.6, com retarder integrado e comando eletrônico, que proporcionam uma operação segura e eficiente, auxiliando na redução das emissões de poluentes, seja por gestão otimizada do trem de força, ou por frenagens hidrodinâmicas de alto desempenho, diminuindo assim até 90% a emissão de material particulados por ativação dos freios.
Além das transmissões automáticas, a empresa disponibiliza, customização local de software, com foco nas características operacionais de São Paulo, promovendo dessa forma a integração entre inteligência embarcada e garantia de maior eficiência operacional e confiabilidade aos veículos, mesmo nas condições mais severas de aplicação.
Produto também se destaca no exterior


No Chile, os ônibus também estão equipados com as transmissões que garantem eficiência na operação
Rogério Pires, Diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo Brasil, destaca a atuação da equipe da empresa que está, diariamente, com os operadores para entender as necessidades da aplicação, auxiliar na manutenção, garantir maior desempenho do produto, e consequentemente, proporcionar o transporte adequado para a população. “O transporte é serviço essencial e a busca pela eficiência e sustentabilidade, são elementos fundamentais da mobilidade urbana. Fazemos questão de trabalhar diretamente nas garagens garantindo melhor tempo de resposta e interagindo com os clientes para entender a necessidade específica e oferecer novas soluções às áreas de operação e manutenção”.
Santiago, capital chilena também vem modernizando sua frota, sendo que lá, os ônibus têm motorização padrão Euro 6. Entretanto, também estão equipados com a mesma transmissão automática Voith Diwa 6 Turbo. De acordo com a empresa essa combinação atende plenamente as premissas ambientais e operacionais estabelecidas pelo governo chileno e proporciona operação segura e eficiente. Em 2020, foram entregues 440 ônibus articulados Mercedes-Benz e Volvo, com piso baixo. Com esse incremento na frota, a Voith chega a um total 1.017 novos ônibus Euro 6 equipados com suas transmissões automáticas em Santiago, compondo mais de 3.500 transmissões automáticas Voith em operação na cidade.
Para saber mais, clique aqui.