A considerar a essencialidade do transporte público, São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo, investe de forma contínua em tecnologia, proteção ao meio ambiente e na melhoria do sistema de deslocamentos por ônibus na cidade. Em 2020 foram entregues mais de 2,5 mil ônibus entre Padron, articulados e superarticulados equipados com transmissão automática, que geram benefícios tanto para operadores, motoristas, passageiros, assim como para a sociedade em geral.
Dada a complexidade de um sistema de mobilidade como o capital paulista, faz se necessário o uso de equipamentos que gerem confiabilidade para toda a cadeia. Dessa maneira, a Voith tem atuado de maneira proativa junto aos governos, montadoras e empresas do segmento disponibilizando equipamentos e serviços que contribuam a melhor performance dos sistemas locais.
leia também: Mil novos ônibus elétricos na Colômbia
Os ônibus que operam na cidade de São Paulo estão equipados com as transmissões automáticas Voith Turbo, Diwa.6, com retarder integrado e comando eletrônico, que proporcionam uma operação segura e eficiente, auxiliando na redução das emissões de poluentes, seja por gestão otimizada do trem de força, ou por frenagens hidrodinâmicas de alto desempenho, diminuindo assim até 90% a emissão de material particulados por ativação dos freios.
Além das transmissões automáticas, a empresa disponibiliza, customização local de software, com foco nas características operacionais de São Paulo, promovendo dessa forma a integração entre inteligência embarcada e garantia de maior eficiência operacional e confiabilidade aos veículos, mesmo nas condições mais severas de aplicação.
Produto também se destaca no exterior
Rogério Pires, Diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo Brasil, destaca a atuação da equipe da empresa que está, diariamente, com os operadores para entender as necessidades da aplicação, auxiliar na manutenção, garantir maior desempenho do produto, e consequentemente, proporcionar o transporte adequado para a população. “O transporte é serviço essencial e a busca pela eficiência e sustentabilidade, são elementos fundamentais da mobilidade urbana. Fazemos questão de trabalhar diretamente nas garagens garantindo melhor tempo de resposta e interagindo com os clientes para entender a necessidade específica e oferecer novas soluções às áreas de operação e manutenção”.
Santiago, capital chilena também vem modernizando sua frota, sendo que lá, os ônibus têm motorização padrão Euro 6. Entretanto, também estão equipados com a mesma transmissão automática Voith Diwa 6 Turbo. De acordo com a empresa essa combinação atende plenamente as premissas ambientais e operacionais estabelecidas pelo governo chileno e proporciona operação segura e eficiente. Em 2020, foram entregues 440 ônibus articulados Mercedes-Benz e Volvo, com piso baixo. Com esse incremento na frota, a Voith chega a um total 1.017 novos ônibus Euro 6 equipados com suas transmissões automáticas em Santiago, compondo mais de 3.500 transmissões automáticas Voith em operação na cidade.
Para saber mais, clique aqui.