Passageiros

Volkswagen amplia participação em ônibus

Indústria de ônibus volkswagen

O mês de janeiro chegou ao final, mas as montadoras ainda estão se refazendo de um dos piores anos da indústria automotiva do país. Dessa maneira vão celebrando alguns resultados que, diante do cenário desafiador que se apresentou em 2020 merecem algum destaque, como é o caso da Volkswagen que ampliou sua presença no mercado nacional, com 4.246 emplacamentos, o que representa 30,5% das vendas realizadas no período, de acordo com dados da Anfavea. Em 2019 a participação dos ônibus VW era de 26,3%. Esta é a segunda maior participação dos Volksbus nas vendas de chassis desde o seu lançamento há quase 30 anos.

Detalhe por trás desses números é que as entregas dos ônibus da marca caíram em menor patamar do que as do mercado geral. O volume foi 23% inferior ao registrado em 2019, quando vendeu 5.509 unidades, enquanto o setor sofreu com os impactos da pandemia de Covid-19, assim como as demais atividades ligadas ao transporte de passageiros. No segmento houve baixa de 33% no volume, a indústria encolheu de 20.932 em 2019 para 13.931 unidades no ano passado.

Industria de ônibus volkswagen

Empresa celebra resultados em ano de números muito abaixo da média

A empresa também esteve nas entregas de ônibus destinados a operações intermunicipais e fretamento, que avançaram 35% na comparação com o ano anterior, passando de 826 para 1.116 unidades, de acordo com dados do Renavam. Novos contratos de empresas de transporte que ampliaram a frota para prover segurança dos passageiros nos deslocamentos casa-trabalho-casa, além do bom desempenho de segmentos econômicos como agronegócio e mineração, impulsionaram o crescimento das vendas. Destaque para o Volksbus 17.230 um dos líderes neste segmento.

O atendimento às demandas para prefeituras e Estados continuou com o Programa Caminho da Escola. As compras se mantiveram de modo a estruturar o retorno às aulas presenciais. As vendas alcançaram 3.600 ônibus previstos na licitação e as entregas continuam seguindo o cronograma estabelecido no ato da negociação. A empresa já realizou a entrega de mais de 20 mil unidades ao programa, criado há treze anos.

O transporte de passageiros foi um dos setores mais prejudicados pela Covid-19. Por isso, a recuperação das vendas de chassis deve ser lenta pois está ligada a retomada de outros setores. A Volkswagen acompanha a estimativa da Anfavea de alta de 13% nos emplacamentos de chassis, com o mercado fechando 2021 com cerca de 16 mil unidades comercializadas.

Para saber mais, clique aqui.

Leia também: indústria confirma a queda, mas prevê crescimento

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *