Tradicional na produção de carrocerias de ônibus, a Marcopolo avança no setor metroferroviário e visa maior participação no modal. O Prosper VLT inicialmente vai operar na rota turística na região Sul atendida pela Giordani Turismo e terá versões para transporte urbano e intermunicipal. A Marcopolo Rail é uma espécie de subsidiária da encarroçadora focada no desenvolvimento de negócios sobre trilhos, que devem fazer parte do cotidiano dos brasileiros nos próximos anos.
Na visão da empresa, o mercado brasileiro para sistemas sobre trilhos tem grande potencial. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13 regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte no País. Apesar de atender mais de 11 milhões de passageiros por dia, de acordo com o estudo Setor Metroferroviário Brasileiro desenvolvido pela ANPTrilhos, estes operam com capacidade abaixo da demanda.
Dessa forma a empresa pretende ampliar a sua atuação neste segmento promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da mobilidade eficiente e de alta capacidade como frisa o CEO da Marcopolo, James Bellini. “Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do Brasil”.
Em 2019, a Marcopolo Rail iniciou um novo ciclo de ampliação de seu portfólio, que começará com o lançamento do Prosper VLT e seguirá com novas soluções. “Queremos preencher uma lacuna no mercado brasileiro com a fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, competitivo tanto no Brasil quanto para o mercado latino-americano”, relata Petras Amaral, business head da Marcopolo Next e responsável pela Marcopolo Rail.
Veículo requintado, versátil e flex
O Prosper VLT é fruto pesquisas de mercado realizadas no Brasil e América Latina com objetivo de atender os segmentos urbano, intermunicipal e turístico. Trata-se de um produto versátil que apresenta vantagens como baixo custo de operação, longa vida útil e alta capacidade de transporte de passageiros. Uma composição de 4 carros pode operar com até 760 passageiros na versão urbana.
A confiabilidade e tradição da Marcopolo foram fundamentais para a escolha do Prosper VLT para a rota turística operada pela Giordani turismo como frisa a diretora da empresa Susana Giordani. “O Prosper VLT foi configurado para o atendimento ao transporte turístico ferroviário. Foi fator determinante para essa escolha a trajetória de qualidade dos produtos e a tradição da Marcopolo”.
As propulsões podem ser a diesel, com baixa emissão ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico). Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.
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