A contar pelas recentes notícias, o mercado de caminhões surpreende e vem crescendo nos últimos meses. O setor tende a ficar ainda mais competitivo, com as demandas em evolução e a chegada de novos produtos no mercado. Dessa vez é a Foton que promove o lançamento dos novos caminhões urbanos que contemplam o segmento de comerciais leves e médios.
Trata-se da nova Família Aumark S, veículos que trazem, de série, os mais elevados conceitos de segurança, desempenho e conforto. Os novos caminhões, recentemente lançados na China, chegam ao País em três versões, sendo o Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e o Citytruck 11-16. Inicialmente, o mercado brasileiro receberá as versões de 6.5 e 11 toneladas. O modelo de nove toneladas chega ao país em 2021.
Para Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil, os modelos darão um “upgrade” nos segmentos logo que, “esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”.
Os modelos urbanos da Foton serão importados no primeiro momento. Mas isso não impede a marca acreditar em boa performance da sua rede comercial justamente em função da série de atrativos que os caminhões trazem para os clientes. “Há uma boa expectativa em relação ao desempenho em vendas, uma vez que os veículos trazem atributos de qualidade superiores aos concorrentes e preços mais competitivos” – ressalta Vita.
Nova rede de concessionárias
Com relação aos preços, o modelo de 6.5 toneladas chega ao mercado com custo de 177 mil reais enquanto o caminhão de 11 toneladas tem valor inicial de 199 mil. Os caminhões, apesar de importados, tem custo competitivo graças aos atributos técnicos e tendem a atrair clientes de diversas localidades. A Foton aproveita o momento e anuncia uma nova fase da sua rede de concessionárias. As tratativas foram iniciadas ano passado e, a partir do mês de agosto de 2020, houve uma forte adesão por parte dos ex-concessionários Ford à nova rede. Com a migração, foi criada a Abrafoton, que tem o papel de apoiar a marca no fortalecimento dos negócios no Brasil.
De acordo com Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton, “os caminhões Foton possuem total similaridade com os produtos Ford e com isso, a rede está tranquila com os produtos, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos. Estamos confiantes, pois a Foton traz ao Brasil uma família de veículos robustos com um conjunto motriz reconhecido, cabine moderna e excelente desempenho”, prevê.
Com exceção das cabines, a similaridade da linha de caminhões Foton com o portfólio da Ford facilitou e agilizou a migração da rede para a nova bandeira e, de acordo com executivos todas as casas da rede têm estoque de peças e ferramental completo para operação em pós-venda.
Para mais informações, clique aqui.
Leia também: