Que o mercado de ônibus atravessa forte crise, não é novidade. Para driblar esse momento nada como um produto desenvolvido para atender as necessidades de quem realmente vivencia as dificuldades no dia a dia. Dessa forma, e de olho no segmento que dá “esperança” para o mercado, a Mercedes-Benz lançou o chassi dedicado às operações de fretamento, o OF 1621, com vistas a atrair o operador que visa reduzir custos tanto de aquisição quanto operacionais.
Para o diretor de Marketing e Vendas de Ônibus da marca, Walter Barbosa, a chegada do novo chassi ao mercado representa um avanço para o setor de fretamento tendo em vista que se trata de “um produto desenvolvido com a participação de clientes, que ajudaram bastante com informações, que, entre outros ganhos, vai facilitar o encarroçamento junto aos fabricantes”.
É sabido que muito clientes, acabam optando por veículos rodoviários para operações de fretamento, e outros que utilizam veículos urbanos adaptados para esse tipo de transporte. É aí que Mercedes aposta no sucesso do novo produto. A participação dos clientes na concepção do chassi faz com o OF 1621 chegue ao mercado para satisfazer os operadores que buscam rentabilidade sem abrir mão da qualidade do serviço ofertado.
Como forma de economia para os operadores, o engenheiro de Marketing e Produto, Orlando Zibini ressalta algumas características como a distância entre eixos “que evita a necessidade de corte de longarinas e retrabalho com o cardã, além de ter tanques reposicionados e ter a possibilidade de instalação o dispositivo para acessibilidade”. Além dessas opções, os balanços passaram por alterações significativas. Na parte traseira, por exemplo é possível a instalação de um bagageiro passante sem a necessidade de muitas modificações.
Veículo já está em operação
Primeiro cliente a adquirir o novo OF 1621 da Mercedes-Benz, a Rimatur Transportes, de Curitiba, é considerada a maior empresa de fretamento da região Sul e uma das maiores do País. Hoje, sua principal atividade está ligada ao fretamento contínuo, transportando funcionários para empresas de “call center” e de polos industriais como São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur, ressalta a robustez da operação, o que realmente demanda um veículo capaz de atender as necessidades do fretamento sem comprometer o serviço. “Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários”. Em função da nossa característica de operação, sugerimos aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras um produto desenvolvido de modo a assegurar ótima capacidade de transporte” – analisa.
Entre as características técnicas, Emerson destaca o novo desenho do chassi. As novas dimensões serão fundamentais para oferecer um serviço ágil e confiável tanto para os condutores quanto para os passageiros. “O balanço dianteiro curto proporciona melhor ângulo de entrada, facilitando a manobra nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial na atividade” – finaliza.
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