Destaques

A linha de produção do futuro

linha de produção

A Mercedes-Benz inaugura sua nova linha de produção de chassis de ônibus, no mês que completa 64 anos de atividades no Brasil, de olho no futuro. Com conceito 4.0, é a primeira fábrica nesse estilo, construída na matriz da empresa, em São Bernardo do Campo. A nova planta faz parte da série de investimentos da empresa que totalizam 2,4 bilhões de reais iniciados em 2018 e que vão até 2022.

Desse volume de recursos, mais de cem milhões foram destinados à nova fábrica como fala o presidente da Mercedes Benz do Brasil, Karl Deppen. “Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente no segmento, entregamos a fábrica de ônibus mais tecnológica do país. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensamos nos colaboradores, clientes e na sociedade. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus”.

O conceito da nova linha de produção assegura a empresa, maior flexibilidade para atender às demandas dos clientes. De modo a manter a liderança no mercado de ônibus, a empresa evolui e apresenta avançadas tecnologias de padrão mundial tanto para os operadores do Brasil, quanto da América Latina, além de outros mercados paras os quais os produtos são exportados.

Linha de produção Mercedes

Os processos a nova linha tornam a mesma mais eficiente

Sergio Magalhães, diretor geral de Ônibus para América Latina, ressalta que a flexibilidade alcançada pela empresa com a nova fábrica vai permitir atender de forma mais ágil as demandas oriundas das equipes de venda, independente do modelo de ônibus que precisa ser fabricado. “O que fizemos de diferente com essa linha foi eliminar, basicamente, as restrições de mix de produto. Dessa forma, se consegue fazer todos os produtos dentro do mesmo tempo na linha, independente, se você precisa produzir um micro ônibus ou um articulado”.

Alta tecnologia e inovação

Com a inauguração da nova linha de produção, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como uma empresa avançada em tecnologia 4.0 associada a indústria automotiva brasileira.  Esse processo teve início com a nova unidade de montagem dos caminhões, em 2018, seguida pela linha de cabines em 2019, contemplando agora o produto ônibus.  A Mercedes já projeta o próximo passo que é transformar as linhas de agregados, motores, câmbios e eixos, também 4.0, trazendo mais ganhos de eficiência e produtividade para a empresa, acelerando o atendimento aos clientes da marca.

A inovadora linha de montagem de chassis de Ônibus da Mercedes-Benz prima alta conexão e, também, pelo diversificado universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias. Entre os avançados recursos tem destaque o Bus Data Center, plataforma online que permite acompanhar 100% das operações de ônibus, desde o planejamento até trabalho do encarroçador.

Linha de produção Mercedes

Sérgio: Podemos atender todas as demandas desde miroônibus até os articulados na nova linha

Eletromobilidade a caminho?

O Bus Data Center gera sinergia entre as diversas áreas da empresa e possibilita, por exemplo, equipes de vendas acompanhem em tempo real a produção dos chassis encomendados. “Isso permite uma informação mais assertiva para o cliente, para o encarroçador escolhido e, também, para o concessionário que realizou a venda”, frisa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Dessa maneira, os ônibus chegarão mais rápido aos clientes, facilitando assim a entrada em operação, garantindo a rentabilidade esperada pelas empresas de transporte, além de possibilitarem viagens mais seguras para os passageiros. Pensando no futuro, durante a apresentação da nova fábrica, Leoncini mostrou um chassi de ônibus que estava coberto, mas não revelou o modelo. Como a empresa tem atuado na Europa com a entrega de diversos produtos relacionados a eletromobilidade, é provável que, em breve a marca anuncie a chegada ao Brasil de ônibus elétricos, mas para isso vai ser preciso aguardar mais um pouco.

Leia também:

A caminho da eletrificação do transporte

Para mais informações, clique aqui.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *