Dificilmente será possível ver um caminhão como este circulando em perímetro urbano. Esses brutos estão a serviço do Brasil, ou melhor, do desenvolvimento da infraestrutura, seja no segmento de construção pesada ou mineração. Esses são dois mercados que, mantêm previsões otimistas para os próximos meses, e vão demandar equipamentos da conhecida linha amarela e, também alguns outros que podem trazer maior rentabilidade para o investidor assim como mais agilidade seja nas operações de mineração ou em obras de grandes proporções.
De olho nessas oportunidades, a Scania promoveu o lançamento do caminhão XT Heavy Tipper 10×4, considerado o equipamento mais próximo da linha amarela, com capacidade de carga líquida de até 55 toneladas, e custos operacionais competitivo para a atividade, o que, de acordo com a marca resulta em aumento de produtividade. Para a marca a entrada deste novo modelo, completa o portfólio da empresa no segmento de veículos vocacionais off-road, trajetória iniciada em 1999.
As perspectivas para o novo produto são as melhores possíveis. Presidente da Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, Affonso Mamede, explica que existem fatores capazes de aquecer o mercado para aquisição de equipamentos da linha amarela entre outros. Somente em investimentos estão previstos mais de 200 bilhões de reais em projetos de parcerias. “O País tem um potencial muito grande absorção desse tipo de equipamento como os investimentos do governo em infraestrutura, o marco legal do saneamento básico e o mercado de mineração em alta” – salientou.
Previsão de novos negócios
Da mesma forma, Flavio Penido, diretor presidente do Instituto Brasileiro de Mineração ressalta o poder de investimentos dos associados que preveem a injeção de recursos importantes no segmento de mineração. “Para os próximos cinco anos as empresas associadas ao IBRAM devem investir 32,5 bilhões de dólares. Nosso setor conta com total apoio do ministério de Minas e Energia”.
Diante do cenário promissor, a Scania vem forte não só com o novo caminhão, mas também com um pacote de soluções e serviços disponível para o restante da linha, que agora passa a contemplar os modelos vocacionais. A empresa que já possui boa representatividade no segmento que demanda aproximadamente 1500 unidades por ano, quer aumentar ainda mais a sua participação de mercado. Mas é preciso ter bastante capital para adquirir esses brutos a serviço do Brasil. Os modelos estarão disponíveis ao mercado a partir de abril e com custo inicial de 950 mil.
Diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, adota um tom de otimismo para o novo produto, tendo como referência os últimos meses em que as vendas dos produtos da marca estiveram em evolução e acredita que, se as previsões dos investimentos forem mantidas a empresa pode capitalizar ainda mais negócios aumentando a participação da empresa no segmento. “Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios. Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos” – finaliza.
Sobre os modelos
O novo Heavy Tipper G 540 10×4 amplia a família, formada até então pelos modelos 6×4 e 8×4 (um dos mais vendidos da marca). O G 540 10×4 salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do caminhão 8×4 para até 55 toneladas, aumentando consideravelmente sua produtividade. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para incríveis 69 toneladas.
Novo off-road torna a operação ainda mais dedicada
Para os segmentos fora de estrada (canavieiro, madeireiro, construção e mineração) a geração de caminhões Scania oferece as cabines P, G e R com a linha vocacional XT. Há opções de alturas de teto diferentes, eixos e suspensões de molas ou pneumáticas adequadas a condições extremas. A variação de potências diferencia essa família de produtos que vai de 220 a 620 cavalos com torques de 1.000 a 3.000Nm. Já as trações disponíveis são 4×2, 4×4, 6×4, 6×6 e 8×4. E, agora a 10×4. Os veículos podem ser plataforma (chassi rígido) e cavalo mecânico.
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