Cargas, Lançamentos, Notícias, Sustentabilidade

Chamas sobre rodas

Um levantamento feito pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro mostrou que, nos últimos dois anos, 55 ônibus foram incendiados na “cidade maravilhosa”. De acordo com a instituição, quase a metade desses coletivos estavam equipados com ar condicionado. Ou seja, climatizar toda a frota está cada vez mais difícil. Além da ação dos vândalos, tem o imbróglio entre prefeitura e empresários sobre a revisão tarifária que permitiria a compra de novos ônibus.

A outra questão que envolve a queima de ônibus é o prejuízo social, logo que, a população leva até seis meses para ter o veículo de volta ao seu itinerário, o que deixa o transporte público ainda mais deficitário em algumas localidades e o dano material sofrido pela empresa, logo que o ônibus não tem seguro. Ao todo, no Estado do Rio, foram incendiados 107 ônibus nos últimos dois anos.

Nota – Imaginar que um ônibus modelo urbano custa em torno de 350 mil reais, enquanto um intermunicipal pode chegar a quase 500 mil, é possível imaginar quanto o transporte público poderia receber de investimentos caso não necessitasse repor os veículos que são queimados anualmente. Já passou da hora das autoridades combaterem esse tipo de crime com um pouco mais de seriedade.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *