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Mobilidade sobre pneus de cara nova

VLP ATTIVI Exptress Marcopolo

Que os corredores troncais são uma alternativa de mobilidade para as médias e grandes cidades isso ninguém discute. Acontece que a imagem de transporte popular que o ônibus carrega sobre si, muitas vezes o torna o patinho feio dos deslocamentos nas capitas. Fama de antigo, sem tecnologia, defasado, mesmo sendo o Brasil um dos maiores fabricantes deste veículo, chega a hora de dar uma nova roupagem na mobilidade sobre pneus no perímetro urbano.

Para isso a Marcopolo apresenta o Attivi Express, novo modelo de carroceria urbana articulada e dedicada ao uso em chassis de propulsão elétrica para corredores expressos, e sistemas de deslocamento rápido nas médias e grandes cidades. O modelo faz parte do lançamento do projeto do primeiro veículo leve sobre pneus 100% elétrico do Brasil que está em fase final de desenvolvimento e será fornecido em parceria com a BYD, para a Linha Verde da cidade de São José dos Campos, município com aproximadamente 720 mil habitantes, de acordo com o IBGE, e que, nos últimos anos vem fazendo investimentos sucessivos em sua rede de mobilidade.

De acordo com Rodrigo Pikussa, diretor Negócio Ônibus da Marcopolo, o Attivi Express está sendo desenvolvido em tempo recorde e deverá iniciar os testes de homologação até o final deste ano. “A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para conquistarmos a mobilidade urbana sustentável, enfatiza o executivo.

Attivi Express

Modelo será usado em corredores de alta demanda

O novo “ônibus” apresenta muita tecnologia embarcada e equipamentos inéditos no segmento, como a ausência de espelhos retrovisores, substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que os espelhos e eliminam eventuais “pontos cegos” para os motoristas nas laterais do veículo, facilitando as manobras e aumentando a segurança no trânsito.

O veículo é equipado com sistema de monitoramento com quatro câmeras internas, poltronas com apoio de cabeça, tomadas USB, total acessibilidade, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais rápidos e eficientes.

Além de se mostrar como uma alternativa para os médios e grandes centros urbanos, o Attivi Express tem autonomia de até 250 quilômetros, e possui capacidade para transportar 168 passageiros – 60 sentados e 108 em pé, além de espaço para cadeirante. São 22 metros de comprimento, largura total de 2.6 m e altura de 3.73m.

Biossegurança

Como não poderia deixar de ser, segurança é a palavra da vez no transporte público e, sendo assim, o ônibus contará, de maneira inédita, com as soluções de biossegurança desenvolvidas pela Marcopolo. O veículo será equipado com poltronas, balaústres e pega-mãos com aditivos antimicrobianos para garantir a desinfecção dos locais de contato das mãos e reduzir os riscos de contaminação por vírus e bactérias.

Linha Verde

O projeto Linha Verde é uma iniciativa inédita de desenvolvimento urbano da cidade de São José dos Campos, que prevê a criação de um corredor sustentável de 20 quilômetros de extensão para interligar as regiões sul, central e leste do município. Ao todo serão 12 ônibus, com previsão de entrega a partir de março de 2021.

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