Já estão em solo equatoriano dois modelos de ônibus rodoviários da linha O 500 da Mercedes-Benz que serão utilizados para demonstração nas rodovias locais. A ideia da empresa é reforçar a presença da marca no transporte de passageiros no país.
Os modelos receberam todos os itens tecnológicos de segurança disponíveis no portfólio atual e contam com carrocerias Irizar i6 e i6S, respectivamente. O objetivo é apresentá-los para clientes de todo o país.
Mauricio Yamamoto, Managing Director Bus Regional Center Daimler Latina celebra o início deste trabalho no Equador. “Com muita satisfação, seguimos com esse trabalho de mostrar para os nossos clientes, todo o conforto, segurança e baixo custo operacional dos nosso ônibus. Realizamos um trabalho junto à Irizar, que aprimora a segurança dos passageiros, e atingimos um feito inédito, que é o fato do O 500 RSD ser o primeiro ônibus 6×2 da marca a ser vendido no Equador.
“Importante ressaltar também que ambos modelos contam com preparação para gestão de frotas e tacógrafo digital com impressão de dados”, ressalta Maurício. “Essas ferramentas são de grande importância para que os clientes consigam acompanhar a operação de seus ônibus em tempo real e também, com base nas informações coletadas, agendar manutenções preventivas, avaliar o desempenho dos motoristas e as informações de consumo, ou seja, ter um raio x completo da operação.
Para o executivo, este será mais um excelente resultado da parceria, que tem foco no bem-estar e a segurança dos passageiros quanto a Mercedes-Benz. “Nosso trabalho é sempre pensando no passageiro. Ainda mais pela América Latina, onde os ônibus rodoviários passam por regiões montanhosas e em elevadas altitudes e que precisam ser muitos seguros”.
Características dos veículos
O chassi O 500 RSD 6×2 traz em sua composição o ACC (Piloto Automático Adaptativo), ASR (Controle de Tração), EBS (Freio Eletrônico), AEBS (Freio Automático de Segurança), ESP (Controle de Estabilidade), LDWS (Sistema de Leitor de Faixa), 3° Eixo ERA Dirigível, 2° eixo traseiro de 12,5 toneladas, além de suspensão pneumática reforçada para Double Decker.
Já o chassi O 500 RS vem com o ASR (Controle de Tração), EBS (Freio Eletrônico), Hill Holder (Assistente de Freio de Rampa), ESP (Controle de Estabilidade), suspensão pneumática, eixo traseiro HO 6 de 12,5 toneladas, e apresenta mais potência e torque, com 420 cv e 1900 Nm.