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Coleta de resíduos sem poluição e pouco barulho

Caminhões elétricos iniciam operação em setembro

Cidades do interior de São Paulo vão ganhar importantes aliados na coleta de resíduos industriais. Trata-se de caminhões 100% elétricos que, gradativamente, estarão chegando ao Brasil. Os veículos foram encomendados pela Corpus Saneamento e Obras junto à BYD e serão utilizados na retirada e transporte de resíduos. As primeiras seis unidades já estão em São Paulo de um total de 21 veículos que vão ser entregues até o final do ano.

Por serem elétricos, os caminhões não emitem gases de escapamento ou qualquer poluente na atmosfera, possuem manutenção simplificada e são mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. Utilizam como fonte de energia bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, sendo recicláveis e, possuem vida útil de até 30 anos. Os caminhões têm (PBT – peso bruto total) técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga, ou cerca de 200 quilômetros de operação.

A inovação dá maior eficiência às operações de coleta e compactação de resíduos e substitui o esforço dos profissionais no movimento das alavancas por apenas um acionamento de botão, reduzindo tanto os níveis de ruídos e vibrações do sistema como também o consumo de energia elétrica. “Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, que substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explica Charles Fioravante, gerente de Manutenção de Frota da empresa, situada em Indaiatuba.

Os caminhões contam com modernos sistemas “one pedal drive” e KERS de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios. Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador. Já nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor é acionado nas desacelerações e contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo.

Do ponto de vista ambiental a operação limpa traz resultados significativos como enfiatiza Fioravante. “Com a emissão zero, deixamos de emitir aproximadamente 14 toneladas de CO2/mês/veículo (Combustão de 1 litro de diesel produz aproximadamente 4 quilos de CO2, o consumo de um caminhão é de aproximadamente 10 l/h, o mesmo trabalha aproximadamente 360 h/mês), que é o maior responsável pelo efeito estufa”.

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