Notícias

Chile melhora mobilidade com renovação de frota

ônibus marcopolo Volvo

Ônibus chegam após a integração total do sistema

Após longo período de operação de forma isolada, o Chile vem dando passos importantes para a requalificação do seu sistema de transporte. O processo tem participação verde e amarela. A Marcopolo, em parceria com a Volvo, fez a entrega de 120 novos ônibus para o “Red Mobilidad” (ex-Transantiago). Trata-se da primeira remessa após a reformulação do sistema, incluindo a mudança do nome do sistema, ocorrida em março passado e anunciada pelo presidente do país, Sebastian Piñera.

Santiago é uma das cinco mais populosas metrópoles do continente, capital e maior cidade do Chile, tem um sistema de transporte público, que, quando inaugurado não teve a simpatia da população e de seus usuários. Entretanto, o sistema tem passado por mudanças. A RED – Rede Metropolitana de Mobilidade (antigo Transantiago), atualmente, integra ônibus, metrô e trens, permitindo deslocamento nos 32 distritos da cidade e região metropolitana. Mais de seis milhões de usuários acessam o sistema diariamente. Somente na frota de ônibus são registradas mais de três milhões de transações com cartões eletrônicos todos os dias.

ônibus marcopolo Volvo

Ônibus chegaram ao Chile via Cordilheira dos Andes

Santiago tem frota de 6.700 ônibus e, nessa renovação, uma das exigências do processo era a aquisição de ônibus limpos.  A frota está equipada com motores que atendem o padrão de emissões Euro VI, semelhante ao adotado em países da Europa. “Santiago fica num vale circundado por montanhas. A cidade tem grande foco na diminuição das emissões, devido à dificuldade topográfica para dispersão de elementos particulados no ar”, comenta Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina.

Já André Armaganijan, diretor do Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, ressalta a importância do fornecimento desses ônibus que, além de promover melhor mobilidade para os usuários do transporte público chileno, amplia a presença da empresa em um dos mais importantes sistemas de mobilidade do mundo reforçando as exportações brasileiras no continente. “Do final do ano passado para cá são cerca de 500 unidades enviadas somente para o Chile”, destaca o executivo.

Compartilhe: