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Corredor de ônibus inicia operação em Niterói

Iniciativa vai beneficiar 125 mil passageiros por dia

Após anos da sua idealização, aumento nos custos, inúmeros aditivos contratuais, finalmente o corredor TransOceânico entrou em operação no último sábado, dia 27.  A migração das linhas para o novo trajeto vai ser feita de maneira gradativa e, nessa primeira fase, três novas linhas de ônibus foram criadas e serão operadas por ônibus automáticos no chamado BHLS (Bus of High Level Service) seguindo até o centro de Niterói via túnel Charitas-Cafubá e deve beneficiar aproximadamente, 125 mil usuários todos os dias.

A nova forma de mobilidade vai se valer de vias exclusivas para ônibus constituídos por  9,3 quilômetros de extensão, 13 estações distribuídas por 12 bairros ligando a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói por meio do túnel Charitas-Cafubá, uma obra esperada há décadas pela população fluminense vai permitir a redução do tempo de viagem em cerca de 30% em relação às viagens realizadas anteriormente.

Operação assistida começou no sábado 27

Para efeitos comparativos, a construção deste túnel assim como as suas consequências e impactos se assemelha com o túnel da grota funda, na zona Oeste do Rio, que melhorou o acesso da população de bairros mais afastados como Campo Grande e Santa Cruz a Barra da Tijuca.  Dessa forma, o morador da região Oceânica de Niterói terá acesso mais rápido a zonal sul, podendo realizar integração com o transporte hidroviário com a estação de Charitas.

O ganho de tempo de viagem poderia ser maior caso os veículos trafegassem somente na via exclusiva. Mas, diferentemente do que o preconizado nos conceitos de BRT, os ônibus não trafegarão vão operar em trânsito misto. Os veículos têm portas dos dois lados justamente em função dessa operação híbrida. O valor da tarifa, que atualmente é de R$ 3,90, será mantido para as demais linhas municipais.

Clique aqui e saiba mais sobre o corredor Transôceânico.

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